UMDI - Medicina Diagnóstica

Ouvidoria UMDI:
(11) 4798-9992

Central de Agendamento:
(11) 4798-9999

Algumas novidades:

Médicos da UMDI - Medicina Diagnóstica fazem estágio internacional em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Geral de Massachusetts – EUA
Matéria publicada em 23/03/2010A Clínica UMDI – Medicina Diagnóstica desenvolve junto ao Hospital Geral de Massachusetts (MGH) em Boston, Estados Unidos, um programa de intercâmbio com duração de um mês para os seus Médicos Radiologistas, como forma de Educação Continuada.

Durante esse período os médicos participam de diversas discussões de casos, observam toda a rotina do hospital e ainda trocam experiências com Radiologistas Preceptores de todos os setores da Radiologia e Diagnóstico por Imagem. O Departamento de Radiologia do Hospital Geral de Massachusetts é composto por uma equipe de 56 Radiologistas, 40 residentes, 20 médicos intercambistas e contém 11 divisões voltadas para as áreas de Neurorradiologia, Músculo Esquelético, Radiologia Pediátrica, Mamografia, Radiologia Vascular, Radiologia de Emergência, Medicina Nuclear, Radiologia Gastrointestinal e Radiologia de Cabeça e Pescoço.

Vinculado à Faculdade de Medicina de Harvard, o Departamento de Radiologia do Hospital possui um dos principais parques tecnológicos em Radiologia, incluindo Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e PET Scan. Além disso, o hospital é ativamente envolvido com as áreas de Telemedicina e Telerradiologia, atendendo diversas instituições nacionais e internacionais.

A jornada do intercâmbio é uma imersão no que há de mais novo em radiologia e os médicos passam por uma intensa carga horária de treinamentos e discussões de casos. Cada sessão de discussão contém um extenso arquivo de ensino e algumas sessões trabalham com a educação interativa.


“O objetivo deste intercâmbio é proporcionar experiência internacional, colocando nossos médicos radiologistas em contato com o que há de mais moderno em termos tecnológicos na área de Diagnóstico por Imagem, bem como com radiologistas renomados, considerados referências mundiais”, explica o Prof. Dr. Nitamar Abdala – Vice-Chefe da Disciplina de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e Diretor da UMDI.

O MGH oferece ao radiologista intercambista assistência individual de um Radiologista Preceptor, conforme a área de interesse, cuja responsabilidade é fornecer supervisão e educação.

Todo esse processo de aprendizagem faz parte do Programa de Educação Continuada que a UMDI promove a fim de manter-se sempre a frente das novidades e tecnologias que englobam o complexo campo da Medicina Diagnóstica.

Voltar