UMDI - Medicina Diagnóstica

Ouvidoria UMDI:
(11) 4798-9992

Central de Agendamento:
(11) 4798-9999

Algumas novidades:

O Diário de Mogi publicou no dia 17 de julho uma entrevista com o Dr. Nitamar Abdala. Veja a matéria na íntegra. "Um médico empreendedor"
Matéria publicada em 03/08/2011Nitamar Abdala, que na adolescência chegou a pensar em ser jogador de vôlei, diz que não se arrepende de ter optado pela “prazerosa” carreira na Medicina. No ano que vem, ele e os sócios inauguram um hospital dia.

Nitamar Abdala viveu um grande dilema durante toda a adolescência. Ficou em dúvida entre fazer da paixão pelo vôlei sua profissão ou seguir o instinto e se tornar médico. Escolheu a segunda opção. Hoje garante não ter qualquer arrependimento. Afinal, aos 49 anos, este paulistano que se considera mogiano de coração, diz que a medicina nem parece trabalho de tão prazerosa. Até mesmo a rotina conturbada entre as aulas na Universidade Paulista de Medicina (Unifesp) e a chefia do setor de Neurorradiologia na UMDI – Medicina Diagnóstica, não tira o gosto pelo ofício. Inclusive, no ano que vem, a agenda deve ficar ainda mais apertada já que, ele e os sócios da UMDI, vão inaugurar um Hospital Dia na Cidade.

Desde que voltou do pós-doutorado em Cleveland Clinic Ohio, nos Estados Unidos, Nitamar almeja a construção do hospital nos mesmos moldes do de lá. A ideia é poder realizar procedimentos de alta complexidade e propiciar o diagnóstico mais rápido e seguro, por meio de aparelhos de alta tecnologia, como o equipamento de ressonância 3 Tesla (o que há de mais moderno). Além do novo empreendimento, manterá em funcionamento as três unidades do empreendimento (duas em Mogi e outra em Suzano).

Foi o ‘destino’ que fez Nitamar investir em uma clínica de diagnósticos. Em um congresso de radiologia ele teve a sorte de ganhar em um sorteio um aparelho de ultrassom. Durante um ano manteve o equipamento guardado pois cogitava a possibilidade de vendê-lo. No entanto, em parceria com o irmão, resolveu utilizar o presente. Assim, no começo dos anos 90 surgiu a ideia de montar a Unidade Mogiana de Radiografia – hoje UMDI – Medicina Diagnóstica. Por conta da demanda em 2001 eles abriram mais uma unidade na Cidade e, em 2007, a terceira, na vizinha Suzano.

Quando escolheu a medicina Nitamar conhecia bem o que iria enfrentar. Isso porque os irmãos mais velhos, Nadia, Nivaldo (já falecido) e Naim faziam o curso. Por isso as conversas na hora do almoço e jantar sempre eram cheias de informações sobre a profissão. Quando entrou para Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), ele ainda não tinha ideia da especialização que gostaria de seguir. Por algum tempo teve dúvidas entre cardiologia e radiologia.

Assim que terminou o curso, Nitamar seguiu para a Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Lá concluiu a residência, o mestrado e o doutorado. A ligação com a instituição o fez tomar gosto pela área acadêmica e por isso há 25 anos ele se dedica ao ofício. Gosta tanto que desde 2004 coordena junto a outros médicos um programa de residência na UMDI. Alguns de seus alunos, inclusive, hoje são seus colegas de profissão.

Dedicado ao trabalho o médico ainda encontra tempo para escrever livros e artigos científicos na área que atua. Os textos são publicados tanto no Brasil como em outros paises. Além de praticar a escrita ele também gosta de ler. É assim que se mantém atualizado, além é claro de poder contribuir com os projetos de seus alunos de graduação e doutorado.

Apesar da agenda cheia de compromissos, Nitamar reserva tempo especial para ficar com a família. Casado com Andrea Abdala e pai de Tarik, 15 anos, Mark, 13 anos e Alek de 10 anos ele sempre articula uma atividade divertida. Entre os programas preferidos estão o cinema e um passeio pelas praias de Bertioga, onde eles mantém um apartamento.

É também nos fins de semana que Nitamar se encontra com sua velha paixão: o vôlei. Na companhia de amigos e do sobrinho Fernando Abdala Oliveira se diverte em quadra (areia). Para manter o fôlego ele frequenta, quase que diariamente, a academia. No mais sua grande diversão é o trabalho.

Voltar