UMDI - Medicina Diagnóstica

Ouvidoria UMDI:
(11) 4798-9992

Central de Agendamento:
(11) 4798-9999

Programa de Especialização UMDI – Medicina Diagnóstica




Desde 2005, a UMDI – Medicina Diagnóstica oferece quatro vagas anuais para o Programa de Especialização em nível de Residência Médica, tendo formado a primeira turma de Médicos Radiologistas em janeiro de 2008.

O programa, reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, inclui atividades assistenciais, sempre supervisionadas pelos preceptores, programas teóricos completos em todas as subáreas radiológicas como Neurorradiologia, Cabeça e Pescoço, Abdômen, Músculo Esquelético, Mamografia, Radiologia geral, Radiologia especializada, Ultrassonografia geral, Ultrassonografia Doppler e Intervenção.

O programa se baseia em aulas teóricas e teórico práticas, bem como acompanhamento das leituras dos exames pelos especialistas e preceptores de residência. O residente se responsabiliza pela anamnese (história clínica) do paciente e deve acompanhar ou realizar o exame juntamente com o tecnólogo. A primeira leitura do exame é feita pelo residente que deve apresentá-la ao respectivo preceptor do setor para liberação (segunda leitura) do exame.

Os residentes estão subordinados diretamente à preceptoria e ao supervisor do programa de residência, e às regras da Comissão de Educação Continuada da UMDI - Medicina Diagnóstica, à qual ambos respondem. Exige-se também, do médico especializando o respeito ao Código de Ética Médica.

O programa da especialização tem a duração de três anos em período integral. O primeiro ano é orientado principalmente para radiologia geral, princípios básicos de radiologia, física e higiene das radiações, anatomia radiológica e correlação com patologia, técnicas radiográficas (Raios-X (RX) simples, contrastado e radioscopia), indicação e contra-indicação de exames contrastados, além de estágios em Ultrassonografia (US), Tomografia Computadorizada (TC), Densitometria Óssea (DO) e Mamografia (MM).

O segundo ano é ponderado em radiologia geral e iniciação às sub-especialidades com conhecimento das diferentes modalidades de equipamentos e técnicas (RX, US, TC, RM). O enfoque do terceiro ano é para o desenvolvimento do especializando nas diversas modalidades de diagnóstico por imagem e nos setores, sendo aplicados conjuntamente para formulação do diagnóstico e seus diferenciais, o acompanhamento evolutivo e terapêutico, iniciando-se então a radiologia intervencionista.

A especialização visa ainda o preparo para o exame do Título de Especialista do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O residente tem a sua disposição a biblioteca da UMDI, que conta com um acervo de mais de 80 livros gerais da especialidade e das sub-especialidades, teses/dissertações, CD-ROMs e periódicos internacionais (Radiology, Radiographics, European Radiology, AJR) e nacionais (Revista de Imagem e Radiologia Brasileira respectivamente órgãos científicos da Sociedade Paulista de Radiologia e do Colégio Brasileiro de Radiologia), procurando abranger todos os principais tópicos do diagnóstico por imagem, mantendo-se constantemente atualizada.

O residente, sob orientação de um dos preceptores deve publicar pelo menos 03 artigos em revistas científicas relacionadas à especialidade durante seus 03 anos de formação.

Os três anos da especialização são a melhor época para o futuro radiologista construir a sua formação em bases sólidas e fundamentos bem estruturados que orientarão o exercício profissional pelo resto de sua vida.

Durante todo o período, os residentes terão a oportunidade de dar o máximo de si para se tornarem médicos respeitados pelos colegas e confiáveis para o paciente, pelo seu conhecimento científico, habilidade, prática e integridade.

A especialização da UMDI – Medicina Diagnóstica é hoje respeitada na Comunidade Radiológica do Brasil, recebendo na última prova, para o ingresso em 2011, mais de 100 inscrições de médicos provenientes dos diversos estados do Brasil. Em Mogi das Cruzes e na região do Alto Tietê a Especialização na UMDI é vista como sinal de seriedade e modernidade pela comunidade médica local.

Por fim, a Especialização da UMDI assegura a formação de excelentes profissionais, os quais podem ser aproveitados como futuros componentes da equipe médica da Clínica.

Prof. Dr. Nitamar Abdala

FICHA DE INSCRIÇÃO RESIDÊNCIA 2018.